O Eneagrama

Você está em: HomeO EneagramaFilmesSniper Americano

Sniper Americano

Chris Kyle

Tipo

6 - Questionador

Sub-tipo

Sexual

Personagem

Chris Kyle

Membro das Forças de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos, Chris Kyle é enviado para o Iraque com uma única missão: proteger seus irmãos de armas. Sua precisão salva inúmeras vidas no campo de batalha e as histórias de suas corajosas façanhas se espalham até que ele receba o apelido de "Lenda”. No entanto, sua reputação também está crescendo por trás das linhas inimigas, colocando sua cabeça a prêmio e tornando-o alvo principal de insurgentes. Ele também está enfrentando um tipo de batalha diferente à frente de seu lar: se esforçando para ser um bom marido e bom pai mesmo estando do outro lado do mundo.

Padrão de comportamento:

Tipo: 6

Subtipo: Sexual (Contrafóbico) com predominância no Centro Ativo.

Pessoas do Tipo 6, são motivadas pela busca de segurança e são atraídas por sistemas, alianças, convicções. Levam compromissos a sério, e se preciso, fazem sacrifícios para garantir o bem estar dos amigos, familiares ou um grupo. São pessoas, geralmente, mais envolvidas com os que participam de seus círculos, tornam-se companheiros leais e promotores de valores do grupo.

No subtipo contrafóbico, não há o reconhecimento do medo. Nesse caso encontramos indivíduos com características de pessoas mais rebeldes, reativos, em constante estado de alerta. O contrafóbico sexual com predominância no centro ativo, tem por características principais o uso da força ou da beleza, postura intimidadora, parecendo muitas vezes, com um Tipo 8.

Podemos perceber essas características em Kyle já no início do filme. Em sua infância ele não se identifica com o medo. Exemplo disso é o momento em que seu irmão mais novo é agredido por um menino e Kyle invade a briga e o defende, de forma frenética, batendo no agressor de seu irmão. Na cena seguinte, podemos ver os valores de família e coragem sendo reforçados pelo discurso do pai.

Chris Kyle é o clássico texano que sonha em ser cowboy, mas abalado com os atentados de 11 de setembro de 2001, ele decide se juntar às forças especiais da marinha americana e acaba servindo na Guerra do Iraque. Aqui podemos perceber que sua motivação em alistar-se à marinha vem da honra por defender sua nação.Mais uma vez os valores de grupo em destaque. Kyle então se torna um exemplo de coragem e lealdade.

Já em campo de batalha, na cena de seu primeiro tiro em combate, Kyle questiona se os demais combatentes também observam a criança com uma granada em mãos correndo em direção ao pelotão. É possível observar, neste movimento, a busca de discernimento externo para tomada de uma decisão importante. Ao receber o retorno de que a decisão está nas mãos dele e, confirmando visualmente a granada nas mãos da criança, Kyle efetua seu primeiro disparo.

Ao retornar do campo de batalha, podemos perceber claramente que Kyle entra em estresse, assumindo as piores características do Tipo 3 do Eneagrama – tornando-se frio, distante e fixado em seu objetivo,motivando-se ainda mais pelo trabalho. Assim, acaba se destacando como o sniper mais letal da história do exército americano, com mais de 160 mortes.

Com o decorrer do filme, e com o apelido de “Lenda”, Kyle se torna uma figura representativa dos snipers, sendo considerado o mais importante deles, o principal responsável pela segurança do grupo em campo de combate. Em determinado momento, ele deixa sua missão de atirador e se junta ao restante do pelotão em missões mais arriscadas. Mais uma vez percebemos o valor de grupo superando a motivação pela segurança. (neste caso, movimento contrafóbico).

Quando retorna para sua família, ainda em estresse, ele tem dificuldades para voltar à vida normal, mostrando-se ainda mais frio e distante. Percebemos que o personagem não lida bem com o papel de herói, característico do perfil 6, que enxerga um papel de destaque como ameaça. Leal as suas convicções e seus colegas, ele, mesmo longe da guerra, vive em constante estado de alerta, não conseguindo relaxar. Determinado a cumprir seu objetivo ele retorna para eliminar o principal atirador do lado inimigo.

Nos momentos finais do filme, em que consegue eliminar o atirador inimigo, vendo-se em um momento de ameaça inerente e a perda de controle, percebemos Kyle com uma baixa autoestima e deixando de acreditar em si próprio.

Quando salvo e retornando para casa, ele só consegue sair do estresse e neutralizar seu vício no momento em que vai para o ponto 9 do Eneagrama e, confrontado com outras realidades da Guerra, percebe outros valores que podem ser trabalhados.

Voltando para sua família e contribuindo com sua experiência na recuperação de soldados sobreviventes da guerra, Kyle então retoma a sua vida, sai do estresse e, de forma saudável desapega-se de sua posição de alerta constante (hipervigilante).


Fonte: Warner Movies

Contribuição de análise de perfil: André Machado, trainer Instituto Eneagrama Porto Alegre

COMPARTILHE:

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2019

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital