Blog

Você está em: HomeBlogGame of Thrones e eneagrama: os tipos dos personagens que disputam o trono de ferro

Game of Thrones e eneagrama: os tipos dos personagens que disputam o trono de ferro

Game of Thrones chegou ao fim! Nós do IE, reunimos especialistas e contamos um pouco sobre a personalidade e o perfil do eneagrama de cada personagem. Curioso? Acesse já!

No próximo domingo, vai ao ar o último episódio da série mais vista, mais comentada e com mais fãs da história! Game of Thrones chega ao fim e promete deixar saudades com seus personagens memoráveis e sua narrativa rica de surpresas, fantasia e emoção.


Mas, analisando os personagens da série, como eles poderiam se encaixar dentro da ferramenta do eneagrama? As características de cada personalidade ajudam ou atrapalham na disputa pelo trono?


O Instituto Eneagrama reuniu especialistas no tema para falar um pouco da personalidade de cada personagem. Está curioso? Veja abaixo as características de cada personagem que são muito pertinentes em perfis do eneagrama. Atenção, o conteúdo contém spoilers!


Jon Snow


O herói da série pode até ser valente, mas a sua coragem está envolvida com muito receio! Jon Snow tem muitas características de um tipo 6 contrafóbico, ou seja, a sua valentia está associada a episódios de tensão e medo. Quem não lembra de quando ele convocou todos os selvagens a se unirem com a Patrulha da Noite para que, juntos, conseguissem defender Westeros? E no último episódio, vimos o herói com bastante receio de se colocar contra Daenerys, para quem dobrou os joelhos e considerou rainha, e acabou se arrependendo no final.


Daenerys Targaryen


A quebradora de correntes nasceu com desejo de vingança e assim que assumiu o poder do povo Dothraki, decidiu que em sua governança não haveria escravos ou violências contra o povo. Nos últimos tempos, percebemos em Daenerys o discurso de querer tirar os tiranos do poder e estar à frente do povo, com valores compartilhados com a maioria e não com a minoria. E, apesar de querer ser considerada e prezar pela popularidade, ao mesmo tempo, quando contrariada, não enxerga barreiras para sua vingança. Essas características estão muito presentes no tipo 2. Isso ficou bem claro no penúltimo episódio da série, quando a Targaryen queima toda a capital montada em seu dragão, mesmo após o inimigo se render.


Arya Stark


No início da saga, a Arya era bem nova e viu de forma traumática a morte do pai acontecer. Desde então, houve o desejo despertado de vingança, mas podemos perceber que não se trata de uma fúria sem controle e sim da vontade de punir quem está errado e enaltecer quem está certo. A sua famosa lista da morte prova que a memória latente da personagem guarda a conduta de todos à sua volta e não deixa passar nenhum deslize. Fiel à sua família, Arya é uma verdadeira defensora dos inocentes e já entrou em muitas brigas tentando defender os mais fracos. As características da personagem lembram bastante um perfil tipo 1.


Sansa Stark


Emoção à flor da pele, conexão consigo mesma e muita nostalgia são características marcantes do tipo 4 e também da Sansa. Ela, que sofreu tanto sendo refém dos Lannisters em Porto Real, hoje livre em Winterfell, leva características claras da Cersei - sua algoz - para sua forma de lidar com os problemas. Nostálgica, sempre relembra como era viver no Norte antes da guerra acontecer. Sempre quando enfrenta um inimigo, Sansa relembra dores do passado e é capaz de guardar até mesmo as palavras mais efêmeras dos personagens. Estratégica, promete ser uma personagem importante no último episódio da série.


Tyrion Lannister


O anão mais famoso de Westeros é de extrema inteligência, perspicácia e estratégia. Sempre com bom humor, ainda que em situações de perigo, Tyrion traz a fuga da dor no prazer. Em situações de extrema tensão, vimos o personagem soltar frases irônicas, buscando, ainda que com total consciência da seriedade dos momentos, encontrar momentos prazerosos.


Esse lado, muito parecido com um perfil tipo 7, ficou muito explícito no episódio número 3 da atual temporada, quando enquanto todos esperavam os White Walkers, Tyrion convidava seus amigos a tomar vinho e cantarolar músicas, com muito medo de ser a última vez.


-


O final da temporada acontece neste domingo, às 22h, com estreia mundial. Para o eneagrama, não existe tipo bom ou tipo ruim, todos temos traços de personalidade que influenciam em nossas relações. Ao longo da evolução da série, percebemos momentos de estresse e também de neutralização de cada um desses personagens. Mas como cada um agirá na decisão pelo trono, apenas os roteiristas podem saber!


IE-CTA-TREINAMENTO.png

COMPARTILHE:
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2019

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital